Monday, October 17, 2005

Iniciar EC: O Quando e Como da Comunicação da Eliminação
Por Lisa Bobrow


Uma das perguntas mais comuns que as pessoas que acabam de ouvir falar na Comunicação da Eliminação (*) fazem é “Como começar?”. Ingrid Bauer, autora do livro DiaperFree! sugere:

“Uma vez que se tenha decidido a começar e tenha estabelecido a sua intenção, simplesmente continue a apreciar a presença do seu bebé, com uma nova consciência das necessidades de eliminação… A higiene Natural de bebés é parte integrante de uma tipo de cuidados infantis baseado na sensibilidade. Por “carregar” o seu filho, por dormir com ele, por alimentá-lo livremente e responder prontamente ás necessidades do seu bebé, já está a construir os alicerces sob os quais esta prática floresce. “ (Diaperfree! Pagina 116).

Então, se está a ler isto, poderá já ter começado a praticar EC sem sequer se ter apercebido!

A nova consciência adquirida do básico da teoria EC, que os bebés sabem quando precisam eliminar e são capazes de comunicar esta necessidade, provavelmente levou-o(a) a fazer algumas observações interessantes. Pode ter notado que o seu bebé faz chichi 5 minutos após ter comido, ou faz grunhidos mesmo antes de fazer cocó. Este tipo de observações vão guiá-lo sobre QUANDO ajudar o seu filho na eliminação sem fralda.



Parte 1: Quando praticar EC

A observação é o primeiro passo na EC. Enquanto observa, há algumas coisas a procurar. Uma delas é padrão de horários e ritmos. Muitos bebés precisam fazer chichi

• Logo a seguir ou alguns minutos após acordarem
• 0, 5, 10, 15 minutos depois de comerem
• Em períodos frequentes pela manhã
• Em períodos menos frequentes durante a tarde
• Ou antes ou depois de se alimentar de noite

Outras coisas a ter em atenção são a linguagem corporal e os sinais. Estes podem incluir:

• Espremer-se, vocalizar
• Tensão facial, levantar as sobrancelhas
• Franzir a testa ou parecer concentrado
• Fazer pausas na actividade ou ficar muito quieto
• Agitação ou aumento de actividade
• Acordar ou movimentar-se no sono
• Procurar a mãe/pai
• Procurar um bacio ou indicar a casa de banho

* ( nota do tradutor: em inglês EC – Elimination Cmunication referindo á eliminação da Urina e das fezes)

Para um bebé mais velho, os sinais podem incluir:

• Rolar, gatinhar ou andar até ao bacio ou casa de banho
• Tentar sair do berço, pano ou cadeirinha
• Sair da cama, sofá
• Segurar os genitais


Junto com estes, a sua intuição irá naturalmente desenvolver-se ao redor da eliminação do seu bebé. Escutar e confiar na sua intuição é uma parte importante de ser pai. Com algum tempo e prática, também se pode tornar uma ferramenta segura para antecipar a eliminação do seu bebé. O que é intuição e como funciona, é difícil de descrever. De qualquer forma, existem algumas maneiras concretas de saber que a sua intuição está a dizer-lhe que o seu bebé precisa “ir”. Por exemplo:

• Um pensamento repentino na linha de “ele precisa fazer chichi”
• Perguntar-se “será que precisa ir?”
• “ver” ou ouvir a palavra chichi ou som dica (ver abaixo)
• “simplesmente saber” que ele precisa fazê-lo
• precisar você mesmo de fazê-lo
• sentir uma sensação quente e húmida espalhar-se no colo ou outra área quando o bebé está seco

Se está a achar difícil observar os padrões de eliminação do seu bebé, considere escolher um dia para fazer disso o seu objectivo. Pôr o seu bebé numa fralda de pano sem uma cobertura a prova de água, ou retirar completamente a fralda pode ajudá-la a saber exactamente quando o bebé fez as necessidades. Mesmo apenas algumas horas desta observação vão ajudá-la(o) a aprender os hábitos de eliminação do seu filho.


Parte 2: Como EC

Agora que tem uma ideia sobre quando o seu bebé pode precisar “ir”, está pronto(a) para o próximo passo. Quando julga que o seu filho precisa eliminar, segure-o dum modo carinhoso e seguro sobre o recipiente escolhido. Este pode ser a sanita, lavatório, penico, baldinho, fralda, árvore ou qualquer outro lugar apropriado. A posição exacta dependerá do recipiente que escolher. Em geral, ele ficará mais ou menos na posição de cócoras, aninhado nos seus braços com as costas para a sua barriga. O principal é mantê-lo seguro e pensar no seu objectivo;).

Uma vez o bebé confortavelmente em posição, faça um som específico dando a dica, convidando assim o seu filho a fazer chichi ou cocó. Na maior parte dos lugares onde EC é praticado culturalmente, é usado o som de água corrente como psss. Este som junto com a posição particular usada para estimular a eliminação do bebé. Quando está a começar, faça o som dica de cada vez que nota que o seu filho está a fazer chichi. Dentro de poucos dias, o seu bebé associará o som com o acto. Por praticar EC constantemente, o seu filho aprenderá a libertar as necessidades ao ouvir a dica e ser segurado na posição correcta.

Daqui em diante, uma linha forte de comunicação sobre eliminação vai estabelecer-se entre pai/mãe e filho. Continue a observar os ritmos e sinais do seu filho e a ouvir a sua intuição. Quando pensar que é hora, segure-o na posição e dê o sinal. Se estiver na altura de “ir” o seu bebé o fará. Se não, dirá que “não” por resistir estar na posição, arqueando as costas ou simplesmente não fazendo as necessidades. Nunca tente obrigar o bebé. Limite-se a voltar ao que estava a fazer antes e ofereça uma nova oportunidade mais tarde. Se o seu bebé tiver sujado a fralda, mude-a logo que notar. Isto ajudará o seu filho a manter-se limpo por sinalizar as suas necessidades antes de as fazer.



Daqui por diante: Fazer EC tão simples quanto 1, 2, chichi!


Em lugares onde EC é a norma, a prática é tão estabelecida culturalmente que não há necessidade de examiná-la para compreender como funciona. Temos sorte que a autora Ingrid Boucke, entre outras, escreveram extensivamente sobre o assunto para ajudar os como nós, no mundo das fraldas, a compreender o que de início parece um mistério impenetrável. No seu artigo “O Treino de bebés no bacio” Lauire Boucke assegura-nos de que:

“Tudo isto eventualmente se torna uma segunda natureza. O importante é não ficar fanático e não deixar o assunto causar stress. A chave é manter-se relaxado, esperando muitos acidentes no início – estes gradualmente esvanecem.”

Alguns pais escolhem por as fraldas de lado todo o tempo logo de início. Outros começaram gradualmente, oferecendo oportunidades só em certas ocasiões pelo dia afora ou só parcialmente. Muitos pais praticam EC a tempo inteiro e usam fraldas como recurso, removendo-as para deixar fazer chichi se a fralda esta limpa ou mudando-a se está molhada. Lembre-se que há muitas maneiras de começar a praticar EC. O modo como escolher fazê-lo vai depender do seu modo de vida, personalidade e preferências pessoais.
A sua viagem só começou. Mantenha-se calmo e boa viagem!

Tradução de Zélia Évora – clubedopano@yahoo.com

Leia mais sobre esta pratica nestes livros excelentes:

Infant potty training e Infant Potty basics by Laurie Boucke. www.timl.com/ipt e www.White-boucke.com/ipt.html

Diaperfree! The gentle Wisdom of Natural Infant hygiene by Ingrid Bauer
www.natural-wsidom.com/

7 Comments:

Blogger Soph said...

Quando eu tiver um filho... ele que se prepare!!!

;)

10:07 AM  
Blogger Tiago Silva said...

é muita coisa para ler

9:33 AM  
Blogger Xtrela said...

Adorei o seu blog com este assunto. A minha filhota já tem 17 meses mas axo que vou ainda a tempo de tentar começar que ela deixe a fralda, afinal ela sente-se muito desconfortável logo que faz um chichi.
Bjinhos
Ana

2:54 AM  
Blogger Pequenas Coisas said...

Adorei ler. Já tinha ouvido qualquer coisa sobre o assunto, mas ler assim é outra coisa. Muito encorajador.

4:14 PM  
Blogger Elisabete said...

Interessante!! Tenho um bébé com 2 meses e estou a ponderar essa hipótese por várias razões, mas sobretudo por saber o quão é difícil eles largarem as fraldas quando já têm uma certa idade.
Tenho que me preparar para os acidentes. ;-)

3:16 PM  
Blogger Lena said...

Conteúdo muito útil e prático para recém mamãs... e para a Natureza ;) Obrigado!

10:06 AM  
Blogger Celia Regina said...

Olá Zelia,
lindo teu blog. Moro no Brasil e pratico E.C. com meu bebê desde seu nascimento, há 10 meses. Também o carrego no sling. Produzo fraldas de pano e tenho um blog (www.fraldamadrinha.wordpress.com)e gostaria de pedir sua autorização para publicar essa tua tradução. Pode ser? De toda forma, agradeço

10:56 AM  

Post a Comment

<< Home